Promotor Deosdete lidera lista tríplice e deve chefiar MPMT
- Welington R
- 6 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
A lista, com dois nomes, será levada ao governador do Estado, Mauro Mendes (União Brasil), responsável constitucionalmente pela escolha

O promotor de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, 42 anos, conquistou o primeiro lugar da lista tríplice definida pelos seus colegas de cargo e procuradores de Mato Grosso. Ao todo, ele somou 206 votos e deve ser confirmado para a chegia do Ministério Público de Mato Grosso – MPMT, em breve.
A lista, contudo, ainda será encaminhada ao governador do Estado, Mauro Mendes (União Brasil), responsável constitucionalmente pela escolha do chefe do MP para os próximos dois anos. Neste pleito, apenas dois promotores participaram da disuta: Deosdete Cruz e a segunda colocada, com 76 votos, a promotora Elisamara Sigles Vodonós Portela.
O nome dos dois vai ao Colégio de Procuradores de Justiça, que deve se reunir na próxima segunda-feira (12) para homologação do resultado. Após a homologação, o atual procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, que apoiou a escollha de Deosdete, encaminhará a lista ao chefe do Executivo Estadual.
Caberá a Mendes realizar a nomeação, o que costuma ser uma mera formalidade no estado, já que sempre há um respeito absoluto pela escolha da categoria.
Histórico
Natural de Cornélio Procópio, no Paraná, Deosdete Cruz vive em Mato Grosso desde 1981, tendo sido aprovado em 1º lugar no concurso do MPMT (CESP/UNB). Ele tomou posse em 2005. Atualmente, acumula 18 anos de carreira, quatro anos de experiência na atual gestão na função de subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional.
Deosdete é titular da 1ª Promotoria de Justiça Civil de Várzea Grande (Patrimônio Público) desde 2015, tendo já atuado, contudo, nas comarcas de Dom Aquino, Rondonópolis, Comodoro, Nova Mutum e Tangará da Serra.
A posse do novo procurador-geral de Justiça ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro de 2023.
Fonte: Minuto MT

























Comentários