Pesquisa confirma Bolsonaro absoluto em Mato Grosso
- Welington R
- 17 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
A amostragem apontou para pouca margem de alteração no quadro, já que a rejeição de Lula no estado é de mais de 42%

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), segue na liderança absoluta de intenção de votos em Mato Grosso. O mandatário surgiu com apoio de 47,5% dos ouvidos, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cravou o segundo lugar com 32,6% dos votos.
Os números são da última pesquisa da Percent Brasil, realizada entre 1 e 6 de junho. Apesar de continuar na liderança, Bolsonaro vê as intenções de votos declaradas em Lula crescerem 10,2%, se comparadas com a pesquisa anterior realizada em fevereiro.
Naquela altura, o candidato petista aparecia com 22,5%. Ciro Gomes tinha 4,7% das intenções declaradas de votos em fevereiro, agora aparece com 4,5%. Esses dados dizem respeito a pesquisa estimulada, ou seja, com a apresentação prévia dos nomes.
Na pesquisa espontânea, sem citar nomes, o cenário para Bolsonaro é ainda mais animados, com o presidente marcando 43,8% dos votos, com Lula sendo lembrado por 26,6% dos entrevistados.
Ciro Gomes apareceu na sequência com 1,3%, seguido de Simone Tebet, que teve 0,2% das intenções de voto, a mesma pontuação que registrou Luiz Felipe D’Ávila e Pablo Marçal. André Janones e Sérgio Moro aparecem com 0,1%.
Na pesquisa estimulada para segundo turno, o cenário se mantém: Bolsonaro aparece na frente de Lula, com 48,4% contra 35,4%. Nulos e brancos são 6,5% e indecisos são 9,2%.
A pesquisa também quis saber em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Nesse caso, Lula aparece na frente com 42,8%, Bolsonaro vem em seguida com 32,3%. Ciro Gomes tem a rejeição de 2,9%. e Simone Tebet aparece com 0,7%.
Luciano Bivar foi negado por 0,6% dos ouvidos, André Janones por 0,4% e Luiz Felipe D’Ávila ficou com 0,1%. Nesse caso, 5,2% responderam “ninguém”. Não souberam ou não quiseram responder somou 13,6% dos ouvidos e 1,35% não respondeu.
A pesquisa foi realizada por telefone com 812 eleitores entre os dias 1 e 6 de junho. A margem de erro é de 3,44% para mais ou para menos. A amostragem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 00632/2022.
Fonte: Minuto MT

























Comentários