top of page

Max Russi reafirma apoio da ALMT ao agronegócio durante Farm Show MT

  • Foto do escritor: TOP Juscimeira
    TOP Juscimeira
  • 18 de mar. de 2025
  • 2 min de leitura

O evento, considerado uma das maiores feiras de negócios do Centro-Oeste, reúne mais de 400 expositores e participantes de 60 países.


O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), marcou presença na abertura da 9ª edição da Farm Show MT, realizada na segunda-feira (17) em Primavera do Leste.


Ao lado de autoridades como o governador Mauro Mendes (União) e o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Sérgio Ricardo, Russi reafirmou o compromisso do Parlamento estadual com os produtores rurais e destacou a atuação da ALMT contra medidas como a moratória da soja.


“Não vamos aceitar isso. O que for preciso fazer, seja por meio de legislação ou outras formas de apoio, os produtores podem contar com a Assembleia Legislativa”, afirmou Russi.


A moratória da soja é um pacto entre produtores, ONGs e o governo federal que impede a comercialização de soja cultivada em áreas desmatadas na Amazônia. Em resposta a essa iniciativa, a ALMT aprovou a Lei nº 12.709/2024, que proíbe a concessão de incentivos fiscais a empresas que aderirem a acordos como esse.


No entanto, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a validade da norma estadual, alegando preocupações com o aumento do desmatamento na região. A ALMT contestou a decisão no STF e, em fevereiro, uma comitiva de deputados se reuniu com Dino para debater o tema.


A legislação não trata apenas da moratória da soja, mas estabelece critérios mais amplos para a concessão de benefícios fiscais a empresas do agronegócio em Mato Grosso, exigindo ajustes nas práticas comerciais do setor.


Farm Show MT: destaque para negócios e inovação

A Farm Show MT é um evento voltado para a geração de negócios, reunindo diversos setores da agroindústria, como sementes, defensivos, armazenagem, veículos, máquinas pesadas, irrigação, pecuária, aviação agrícola, segurança no campo e serviços financeiros.


Segundo Vilmondes Tomain, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a feira começou como um evento agropecuário e evoluiu para um grande polo de negócios, impulsionado pelo Sindicato Rural de Primavera do Leste.


A edição de 2024 acontece até 21 de março e espera superar os números do ano anterior, que contou com mais de 50 mil visitantes, 350 expositores e movimentou cerca de R$ 1,8 bilhão em negócios. Também estiveram presentes na abertura os deputados Gilberto Cattani (PL) e Chico Guarnieri (PRD).



Comentários


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page