top of page

Lula escala desgastado Neri para ser intercolutor com AGRO

  • Welington R
  • 16 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Lula mandou desmentir que o líder do MST, João Pedro Stédile, será ministro da Agricultura ou do Desenvolvimento Agrário.

Com o mercado financeiro incomodado com as declarações de Lula sobre economia, o presidente eleito quer evitar que a dor de cabeça se repita com a agropecuária brasileira. Para tanto, escalou a figura contestada do deputado federal cassado, Neri Geller (PP), para dialogar com o setor.


As informações são do jornalista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Segundo ele, Lula enviou emissários para desmentir a informação que planeja colocar o líder do MST, João Pedro Stédile, como ministro da Agricultura ou do Desenvolvimento Agrário.


Segundo aliados de Lula, parlamentares ligados ao AGRO procuraram as principais entidades do setor para avisar que, apesar de Stédile ter o respeito do presidente eleito, o líder do MST não será ministro e não ocupará posição de destaque no Governo.


Lula pretende fazer outros gestos ao setor. Interlocutores do petista dizem que ele montará uma coordenação temática da transição recheada de nomes técnicos, indicados por entidades da agropecuária brasileira.


Quem está capitaneando as conversas com o agronegócio, como já citado, é Neri Geller (PP), ex-ministro de Dilma, aliado de Lula, mas que recentemente viu sua relação com o setor estremecer ao se opor muito ferrenhamente ao bolsonarismo, que faz a cabeça da maioria dos produtores do estado.


Neri, incialmente, queria ser apoiado por Bolsonaro ao Senado, sobretudo por sua força majoritária em Mato Grosso. Geller, porém, viu as portas se fecharem quando o atual presidente foi para o PL, de Wellington Fagundes (PL), que acabou se reelegendo no Alto Parlamento. Buscando espaço, Geller caiu no colo do PT.


A aposta de Neri e de Lula, contudo, é que o pragmatismo falará mais alto e o setor privilegiará seus interesses pessoais. Neri, inclusive, já ficou de levar as sugestões de nomes apresentadas por essas entidades para a equipe de transição de Lula nos próximos dias.


Fonte: Minuto MT



Comentários


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page