top of page

Juíza manda shopping liberar imagens após cliente denunciar racismo de funcionário de loja em MT

  • Welington R
  • 20 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Conteúdo/ODOC – A juíza Ana Paula da Veiga Carlota Miranda, da 5ª Vara Cível de Cuiabá, deu prazo de três dias para que a C&A localizada no Shopping Estação, em Cuiabá, disponibilize as imagens do circuito interno da loja dia 11 de março de 2023 entre 16h a 19h.


A decisão atende uma ação de indenização proposta por uma cliente que alega ter sido vítima de racismo no estabelecimento. Ele pede a condenação da C&A ao pagamento de R$ 5 mil por dano moral. Na ação, a cliente narra que foi até a loja para realizar comprar e percebeu que desde que entrou no local um funcionário começou a vigiá-la.


“Sustenta que durante o pagamento das compras perguntou à atendente se o outro funcionário era da prevenção e perdas e a mesma respondeu que ‘sim’. Como trabalha em um mercado e conhece os procedimentos internos, perguntou também ‘Porque ele estava me suspeitando?’ e a atendente disse que era porque há muitos furtos em outras lojas, então indagou ‘Porque justamente de mim?’ e a funcionária respondeu ‘Por causa da cor’”, diz trecho da ação.


“Aduz que por três vezes a funcionária confirmou a resposta de que era por causa de sua cor. Após finalizar sua compra e ir para casa, percebeu o nítido caso de racismo que sofreu, afinal, foi confundida com uma ladra por questão de sua cor”, diz outro trecho da ação.


Na decisão, a juíza citou que as imagens são essenciais para comprovar ou não os fatos. “Ressalta-se que a exibição não trará nenhum prejuízo à ré, eis que esta medida não visa privar a mesma das imagens, mas que tão somente apresente uma cópia em Juízo”, escreveu.


“Com estas considerações e fundamentos, defiro o pedido formulado e determino que a ré promova a exibição das imagens do circuito interno da loja ré (localizada no Shopping Estação), a partir das 16h até as 19h do dia 11 de março de 2023, no prazo de 03 (três) dias, a contar da data de sua intimação”, decidiu.


Fonte: O Documento

Comentários


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page