Indígenas fecham 364 em MT em protesto contra Lula
- Welington R
- 12 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Os indígenas pertencem às etnias Parecis, Bakairy, Umutina, dos municípios de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Nobres.

Indígenas de três diferentes etnias bloquearam a BR 364 em Campo Verde, durante a madrugada de domingo (11), em protesto à diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ato marcado para esta segunda-feira (12).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a interdição total da via, em ambos os sentidos, teve início por volta das 3h, na altura do KM 339. Os indígenas pertencem às etnias Parecis, Bakairy, Umutina, dos municípios de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Nobres.
Os manifestantes deixavam passar apenas ambulâncias e veículos policiais. Carros de passeio e caminhões ficaram retidos no bloqueio. A pista foi liberada no final da manhã.
Na Câmara Federal, Rony, uma liderança Pareci de Mato Grosso, convocou manifestantes para protestar contra entrega do título de eleito ao petista, por parte do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Os Pareci, em especial, ficaram famosos no Brasil todo por produzirem em larga escala em suas terras, criando uma nova relação entre os povos indígenas e suas propriedades. A medida tem apoio maciço do Governo Bolsonaro, mas não é defendida pela esquerda.
Fonte: Minuto MT

























Comentários